mídias interativas digitais

[vitor torres – agência laboratório]

“O Grupo MID tem perfil interdisciplinar e trabalha em conexão com atividades de cunho pragmático, a partir de propostas e projetos aplicados. Possui duas linhas de pesquisa: Ambientes Interativos e Educação e Mídias Digitais. Nosso objetivo é produzir conhecimento relevante, dentro do escopo de área Mídias Interativas, com aplicações nos campos da Educação, Informação e Entretenimento.”

Coordenado pela Professora Doutora Andréa Ferraz Fernandez, comecei a participar do grupo MID no começo deste ano.

Além de estar em processo de finalização de um artigo sobre a RedeIFES, me meti a fazer a logomarca do grupo que ainda está em processo de aprovação.

Mesmo ainda não sendo a logomarca oficial, vou mostrar o processo de criação da logo.

Finalizado

Pensamos em algum elemento que tirasse o “quadrado” e o “peso” do nome do grupo “Mídias Interativas Digitais”, e tentamos deixar o grupo um pouco mais “orgânico”, algo  que fizesse referência as pessoas que formam o grupo sem perder de foco seu objeto que é a interatividade e a comunicação.

No final do passo a passo deixarei um texto com explicações técnicas do pq da tipografia, cores e formas…

CorelDraw X4

atalho F6

atalho F10

Abro o Corel, desenho um quadrado perfeito (com o Ctrl pressionado) e arredondo (tá certo falar arredondo?) as bordas.

Ctrl + Q

colorir e duplicar (Ctrl + d)

Com a forma quadrado convertida em Curvas ajeito suas linhas como quero. O atalho Ctrl + d duplica as imagens.

ajeitar

Tranparência

Fonte Comfortaa
Ajeito as imagens com o mouse. transparência uniforme em cada forma e texto (atalho F8) escrevo usando a fonte Comfortaa

mid

Escrevo MID por cima da forma formada pelas formas quadradas (rs) e com todos os objetos selecionados utilizo a ferramenta aparar.

finalizado

Preenchimento gradiente (atalho F11) e um fundo bonitinho surge.

Finalizado

Finalizado.

Explicação Técnica:

O desenho: A intenção do desenho é de reproduzir a tela de um monitor. O formato suavemente arredondado é para trazer continuidade ao desenho, sem quebras bruscas das linhas que o formam. A quantidade de “telas” (4) é para fazer referencia aos quatro tipos de ferramentas de comunicação mais lembrados e importantes para a sociadade atual; Televisiva, Radiofônica, Impressa e Virtual. Esses quatro elementos, aqui representados pelas “telas”, se fundem num único formato e dessa fusão harmônica nasce o logotipo (e talvez a essência) do Grupo MID – Mídias Interativas Digitais.

A tipografia: A fonte utilizada foi a fonte Comfortaa com a opção Negrito acioanda. A fonte comfortaa é sem serifas (sans-serif) e com design arredondado. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”).Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como nos miolos de livros) pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos (“chamando a atenção”), já que parecem mais limpos. A opção negrito acionada é justamente para aumentar essa sensação de “chamada de atenção”.

A cor: Nessa opção cada cor tem sua característica própria. As cores escolhidas para compor a logomarca foram: Cinza, Violeta, Azul e Laranjado.

O violeta, o azul e o laranjado têm em comum, baseada em estudos ocidentais psicológicos, a característica de significar criatividade, elemento indispensável para um grupo que pesquisa comunicação e seus traços. Além desta particularidade cada uma destas três cores tem significância típica e relativa à essência do que busca o grupo MID. O Violeta também causa a sensação de sabedoria. O Azul, além de lembrar harmonia e liberdade, siginifica tecnologia. O Laranja traz a força para o desenho e lembra energia, equilíbrio e entusiasmo. A última cor escolhida, o cinza, foi por uma questão única. O MID quer se caracterizar pela “elegância” de seus membros, a simpatia, saber falar e escutar. O cinza renete a esse tipo de sensação.

Contato MID – andreaferraz@ufmt.br– Professora Doutora Andréa Ferraz Fernandez

Anúncios
  1. muito bôa a logo. Simples e sofisticada. Não conhecia o MID, achei bacana.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: