Analista de Redes Sociais na Internet [parte 1]

[vitor torres teixeira – agência laboratório]

Hoje começamos a desenvolver uma nova categoria aqui no blog. Vamos chamá-la de categoria acadêmica. O objetivo desta sessão que se inicia com este post é desenvolver artigos científicos (em forma de posts sequenciais) que tenham como foco de análise o relacionamento interpessoal mediado por computador, utilizando-se como campo de estudos principal as redes sociais na Internet, área da comunicação (ciências sociais aplicadas) que me chama muito a atenção e me dá muito prazer em pesquisar.

A pesquisa focada em redes sociais na Internet é inerente ao estudo dos padrões de conexões proclamadas no ciberespaço. A busca por compreender como se dá a mediação por computador, de atores inseridos em redes sociais, começa na delimitação de quem são os “interagentes” que compõem a estrutura destas redes e finaliza na possibilidade de visualização da topologia resultante da interação entre os atores.

“Aqui [ciberespaço] a circulação de informações não obedece à hierarquia da árvore (um-todos), e sim a multiplicidade do rizoma (todos-todos)”. (Lemos, 2008)

Com atores posicionados no ciberespaço, e com as dinâmicas de estruturação de uma rede analisadas, permite-se que a pesquisa em redes sociais na Internet alcance o último estágio de apreciação deste modelo de relacionamento: quais são os valores pretendidos pelos que buscam a interação possibilitada pela rede, e a partir da visualização das alternativas de conexões das diferentes redes existentes no ciberespaço, como essas estruturas valorizam seus usuários.

“[…] a cibercultura (digital, imediata, multimodal, rizomática) requer a transversalidade, a descentralização, a interatividade […] tratando de fluxos de informação bidirecionais, imediatos e planetários, sem uma homogenização dos sentidos, potencializando vozes e visões diferenciadas”. (Lemos, 2008)

Partindo da análise feita por André Lemos vamos analisar comportamentos de atores (populares ou não) inseridos em grandes redes sociais na Internet (Twitter, Facebook, Orkut, Flickr, Youtube…). A intenção é pesquisar quais tem sido as principais dinâmicas utilizadas pelos atores de redes sociais na Internet, e qual tem sido o resultado alcançado.

O primeiro objeto que será pesquisado nesta nova categoria do blog será o perfil no Twitter da empresa de comunicação pertencente ao sistema matogrossense de televisão, a TV Centro América, transmissora da Rede Globo de Comunicação no Estado de Mato Grosso, e representado pelo símbolo @tvca.

No inicio do próximo do post explicaremos o porque da escolha do perfil @tvca e já daremos inicio a analise que terá como base metodológica os estudos realizados por Java et al. em 2006.

Até a próxima.

Referência Bibliográfica

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Ed. Sulina, Porto Alegre, 295 p., 4a Edição, 2008.

JAVA, A., SONG, X., FININ, T., & TSENG, B. Why We Twitter: Understanding Microblogging Usage and Communities. 9th WEBKDD and 1st SNA-KDD Workshop ’07. San Jose, California, USA, 2007. Disponível em <http://ebiquity.umbc.edu/get/a/publication/369.pdf&gt;. Acesso em 09/05/2010.

Anúncios
  1. Muito interessante a iniciativa Torres! Estudar redes sociais é uma necessidade atual, e descobrir como nos comportamos diante desses novos meios tecnológicos é um grande desafio! O Post ficou bacana, fico aguardo os próximos.

    • Bruna Obadowski
    • 10 de maio de 2010

    Muito interessante a ideia de estudar redes sociais. É bacana discutir até que ponto essas redes interferem na vida social das pessoas e também a maneira de como e para que são usadas as mesmas. Espero os próximos posts. um em especial sobre o tão popular (ao menos a nível de Brasil) Orkut.

    • @vitortorres
    • 10 de maio de 2010

    Mauricio e Bruna,

    obrigado pelo incentivo. A idéia de postar minhas pesquisas no blog é justamente para que eu possa sentir mais de perto qual é a recepção que esse tipo de estudo tem. Espero q continuem a ler e comentar a série. =]

    vitor torres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: