Analista de Redes Sociais na Internet [parte 3]

[vitor torres teixeira – agência laboratório]

leia a parte 1 do post-artigo “Analista de Redes Sociais na Internet” – aqui!
leia a parte 2 do post-artigo “Analista de Redes Sociais na Internet” – aqui!





O ciberespaço oferece objetos que rolam entre os grupos, memórias compartilhadas, hipertextos comunitários para a constituição de coletivos inteligentes (LÉVY, 1996). Todos os atores imersos nas redes sociais são habilitados para construir.

O que acontece então, quando meios de comunicação de massa passam a buscar receptores de seus conteúdos através das redes sociais? Como é feita a transição de um veículo de comunicação acostumada com a distribuição de conteúdo unidirecional ao se inserir num espaço de constituição de coletivos inteligentes, de construção coletiva?  

Em pesquisa realizada durante outubro de 2006, sete meses após o lançamento oficial do microblogging Twitter, no país de origem da ferramenta, os Estados Unidos da América, Java et al (2006) buscou avaliar o uso da ferramenta entre alguns dos mais populares usuários de até então. Em sua pesquisa, Java et al (2006) buscaram primeiramente identificar características que classificassem o microblog que era objeto de estudo como uma ferramenta de Social Network, e buscando a aplicação de seus resultados situou-se (por localização geográfica) onde o Twitter era mais acessado e utilizado.

Naquele momento, a distribuição geográfica de uso da ferramenta se concentrava nos EUA, Europa e parte da Ásia[1] (JAVA et al, 2006). Como visto no capítulo anterior, a apropriação de uso do Twitter já se descentralizou e tem hoje como um dos principais concentradores de usuários o Brasil.

Porém, pautado em estatísticas da época em que foi feita a pesquisa, o ano de 2006, Java et al. (2006) selecionaram alguns dos mais populares usuários da ferramenta situados nos EUA, e criou o que ele chamou de “coleção” de usuários que serviriam de objetos para a pesquisa. E baseado em observações da rotina de posts no microblog criou quatro categorias de avaliação de tipo de mensagem contidas no post: Conversa Rápida Diária, Conversação no Twitter, Compartilhamento de Informação/URL e Divulgação de Notícias[2] (JAVA et al., 2006).

Assim Java et al. (2006) definiram cada uma das categorias criadas para avaliação de mensagens postadas no Twitter:

Daily Chatter Most posts on Twitter talk about daily routine or what people are currently doing. This is the largest and most common user of Twitter

Conversations In Twitter, since there is no direct way for people to comment or reply to their friend’s posts, early adopters started using the @ symbol followed by a username for replies.

Sharing information/URLs About 13% of all the posts in the collection contain some URL in them.

Reporting news Many users report latest news or comment about current events on Twitter. (JAVA et al., 2006)

Fato é que, três anos após a pesquisa realizada nos EUA por Java et al. (2006), muitas das dinâmicas de relacionamento no Twitter se transformam. Por se tratar de uma ferramenta inserida em redes sociais na Internet, onde os atores conseguem ter uma liberdade de criação na busca de criar identidade dentro do espaço em que estão se relacionando, a mutação dos usos da ferramenta é um processo natural e previsto por seus programadores.

Para a avaliação do perfil da TV Centro América no Twitter, as definições feitas pelos pesquisadores Java et al. (2006) ainda são compatíveis de análises, a ela somam-se mais algumas categorias, necessárias devido a mutação natural de dinâmicas da ferramenta na busca por identificar como tem sido feito o uso do microblog pela empresa TV Centro América.

Serão criadas para avaliação, então, quatro principais categorias: Uso do Twitter, Tipo de Link, Caminho do Link,e RT. Dentre essas, as três primeiras se ramificarão em subcategorias para avaliação: Uso do Twitter – conversa rápida diária, conversação no Twitter, compartilhamento de informação/URL e divulgação de notícias; Tipo de Link – eu, outro e vizinho; Caminho do Linkrede social, site e outros. (Consoni, G.; Oikawa, E.,2009).

Estipuladas as categorias de análise quantitativas para as mensagens postadas pelo @tvca podemos iniciar a divulgação dos resultados. Antes, porém, para fins de entendimento, vamos publicar nos dois próximos posts uma explicação detalhada das características das categorias e subcategorias de avaliação e partindo das pesquisas de Wasserman e Faust (1994; in Recuero, 2009 p.24) que definem uma rede social sempre como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais), aprofundar o conhecimento no assunto.

Isso significa que uma rede social tem o foco na estrutura social que a molda, em como se dá seu surgimento, de quais são suas maneiras de interação entre os atores, e de como essa interação pode gerar fluxos de informação e trocas sociais. Partindo deste pressuposto não é possível isolar, desassociar os atores destas redes e nem suas conexões.

Até o próximo.

Referências Bibliográficas

CONSONI, G. OIKAWA, E. Modelo A REPRESENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO NO TWITTER: ANÁLISE DOS PERFIS DE MARCELO TAS E EDNEY SOUZA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXII, 2009, Curitiba. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1966-1.html> Acesso em 13/05/2009.

JAVA, A., SONG, X., FININ, T., & TSENG, B. Why We Twitter: Understanding Microblogging Usage and Communities. 9th WEBKDD and 1st SNA-KDD Workshop ’07. San Jose, California, USA, 2007. Disponível em <http://ebiquity.umbc.edu/get/a/publication/369.pdf>. Acesso em 09/05/2010.

LÉVY, Pierre. O que é Virtual? São Paulo – Ed. 34, 1996.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.


[1] Twitter is most popular in US, Europe and Asia (mainly Japan). Tokyo, New York and San Francisco are the major cities where user adoption of Twitter is high (JAVA et  al., 2006, p. 4)

[2] Tradução livre do autor para: Daily Chatter, Conversations in Twitter, Sharing Information/URL e Reporting News.

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