Como criar reputaçao na Internet

[vitor torres teixeira – agência laboratório]

Quais as vantagens do comentário aberto em blogs? Principalmente, produzir conteúdo colaborativo. Ao criar um post num blog, o autor deve se preocupar em iniciar uma discussão e contar com a colaboração de comentários dos leitores.

Com caracteristica de postagem em ordem cronológica, os comentários são uma extensão do texto principal. Dessa maneira a rede é construída de forma linear, não hierarquizada. Todos temos direito de voz na Internet.

É através também dos comentários que se formam redes de interesses comuns. Comentar posts de blogs parceiros é uma ação de reciprocidade, uma maneira de criar visibilidade para você e para a rede da qual faz parte. Pelos comentários se ganha reputação na Internet, delimita-se a autoridade em determinado assunto.

Os comments também são uma forma de conversação, de conhecer e se conectar as pessoas que buscam a interação mediada pelo computador. São pelas nossas opiniões armazenadas em comentários que construímos parte de nossa identidade na rede.

A abertura da possibilidade de comentários que se iniciou com os blogs, e se espalhou por fotologs e videologs é uma das grandes diferenciações da web 2.0. Desde então, não mais nos comportamos (ou éramos obrigados a nos comportar) como meros leitores de conteúdo broadcast, característica dos sistemas de massa, e reproduzidos na Internet por grandes portais. A informação que chega até nós, agora, é manipulável. Nossa opinião fica exposta junto a informação primária para que outros atores também possam interferir.

Você comenta? Comente.

Anúncios
  1. Eu acho que a discussão é bem essa mesmo. Mas a tirinha levanta a questão dos trollers, esses sem-futuro que só sabem postar comentários ofensivos quase sempre caindo na baixaria. Falta controle na edição de comentários? Ou a Internet é isso aí? Tem tanto doido quanto nas ruas?

    • Tem gente que comenta o que não deve no post dos outros e quem leva a pior (até financeiramente, com indenizações) é o dono do blog. Isso já aconteceu e os donos de blogs agora podem editar ou não publicar os comentários.

      • @vitortorres
      • 29 de maio de 2010

      Não sou mto a favor do controle de comentários, mas reconheço que a ação dos trollers atrapalha a construção de informação coletiva.

  2. Tô comentando só porque o post é sobre comentários… Tô brincando!
    Engraçado como que, às vezes, as pessoas ficam com vergonha ou preguiça de expor suas opiniões na rede…Pra quem tem um blog e espera receber uma resposta dos leitores isso é chato. Como fazer com que as pessoas comentem mais?

    Beijos,Vitão!!!

      • @vitortorres
      • 29 de maio de 2010

      oi Celly. Obrigado pelo Comment.
      Então, para que tenhamos mais comments e acessos em nossos blogs existem algumas dinâmicas das redes sociais, que se seguidas, podem trazer algum resultado. Comentar em blogs parceiros que tenham conteúdo semelhantes, linkar conteúdos interessantes, procurar parcerias para produção de postagens e informação, trabalhar com inserção em diferentes tipos de redes sociais na Internet, utilizando cada uma delas para sua função principal (youtube para videos, flickr para fotos…), trabalhar com o uso de tags relevantes, e principalmente, produzir material de qualidade, mostrar conhecimento e criar autoridade no assunto escolhido para ser debatido, fortalecer a reputação de sua construção identitária na rede…
      e meter a cara, né? rs… tire 1 horinha por dia para fortalecer os nós de sua rede, distribuir inks…
      é isso…qqr coisa, grita!

    • Renan
    • 28 de maio de 2010

    Vitão, confesso que leio e não comento. Às vezes é porque concordo com o post e não vou reafirmar a opinião, parece que vou estar dizendo a mesma coisa com outras palavras. Às vezes é por preguiça mesmo(#vergonha).
    Entendo o que você disse e concordo com a Talyta.A tirinha levanta uma questão bem mais preocupante:”Falta controle na edição de comentários?” dos poucos que são feitos?

  3. Verdade, acredito que a área de comentários é fundamental para qualquer mídia social, pois estando presente nela você deve estar aberto e incentivar a conversa. O problema de comentários é que eles sempre acabam ficando abertos a pessoas que só querem atrapalhar, os chamados “trolls”, por isso acaba sendo interessante haver moderação dos comentários.

      • @vitortorres
      • 29 de maio de 2010

      mas não devemos nos limitar por baixo. Os trolls existem, sim… mas qto mais mostrarmos conhecimento no assunto abordado no blog, menos eles participarão… ainda acredito na Internet, ainda existem pessoas decentes por aqui. rs
      Valeu pelo Comment. =]

    • wesley
    • 29 de maio de 2010

    Pra você ver né… oque seria o YahooRespostas sem a participação dos usuários!

    Abraço gurizão!

      • @vitortorres
      • 29 de maio de 2010

      sim!

      yahoo respostas e os wiki são outro exemplo de construção colaborativa, de inteligência coletiva, essências do relacionamento na rede… isso dá até um post novo… vou pensar no assunto!

      abçs

    • @qassam
    • 30 de maio de 2010

    yahoo respostas é um péssimo exemplo.. é uma merda rs. não há nenhuma apuração, muito achismo, tiração de onda sem falar na ignorancia rs. é muito pequeno o conteudo interessante la..

    em relação aos comments, eles acabam migrando pra rede mesmo.. nao se resumem ao espaço dos blogs, mas trafega por outros pontos no ciberespaço e inclusive no nosso espaço físico de debates, e claro, nos comments tb

    interessante notar q os trolls são um câncer em foruns e comments, mas ao mesmo tempo é como se exercessem um papel nesse ecossistema da informação.. muita coisa é irrelevante, mas provocações non-sense exigem algumas vezes uma imersão maior no conteúdo a ser debatido.. será q sem os trolls debates em comments e foruns teriam a mesma graça? coitado do editor rs.

    Tambem acredito nos espaços livres, sem moderação, sem filtro.. entretanto os blogs e outros espaços virtuais se tornam como propriedades privadas no ciberespaço, e nao necessariamente um ambiente público, onde o filtro exercido muitas vezes censura ou intenciona a ideia da mesma forma como acontece nos broadcst da vida, com a diferença que vc não é seu roberto marinho rs.

    Em relação ao comment como extensão do conteudo do post, acredito nisso tb. mas como extensão, não necessariamente colaboração.. a colaboração está mais próxima do wiki, onde ai sim posso alterar a informação, acrescentar, retirar, do próprio sitio onde se encontra.. nos comments é pouco provável que eu mude o texto que está postado, terá a minha opinião la, mas o texto continuará sem alterações..

    agora um debate interessante vitao, é em relação aos probloggers.. quando seu blog de tecnologia tem patrocinio da Dell, será q vc vai postar alguma matéria que não fale bem dessa empresa e seus produtos? Principalmente este ano com os blogs de politica, qd vc recebe grana até q ponto essa grana influencia no conteudo? nao que os probloggers nao tenham q viver do seu trabalho e q ele nao seja remunerado, mas como resolver esse impasse da grana intervindo no conteúdo?

    • @qassam
    • 30 de maio de 2010

    pô, vc modera os comments do seu blog rs.

      • @vitortorres
      • 31 de maio de 2010

      @qassam,

      só modero a primeira vez q um “email” comenta (para evitar spam)… agora sempre q comentar com este mesmo email ñ haverá necessidade de moderação! =]

      Cara, mto bom seu comentário! Como disse o amigo @midiatismo no twitter, alguns posts valem mais pelos comments do q pelos proprios posts. rs. Esse é um grande exemplo disso.

      Sobre a relação dos probloggers, já estou planejando um post sobre o assunto, quer colaborar?

      espero que continue participando!

      vamos juntos.

      abçs

    • @qassam
    • 31 de maio de 2010

    é nóis, com certeza!! tenho umas infos interessantes ja rs.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: