O hype do Tumblr no jornalismo*

[vitor torres teixera – agência laboratório]

Há alguns meses fiz um post sobre o uso do Tumblr por designers (aqui!), mas parece que esse uso tem se espalhado. Esse post foi retirado do Weblog de Tiago Dória, que está compartilhado sobre uma licença Creative Commons. Nele, Tiago fala sobre o uso do sistema por veículos de comunicação tradicionais. Tema que me interessa bastante tb, e q inclusive venho fazendo uma análise do uso do twitter pelo veículo de comunicação Tv Centro América (aqui! aqui! aqui! aqui! e aqui!). Vê ai!

ps: esse tumblr aqui é lindo! =]

*[tiago dória – tiago dória weblog, doses diárias de cultura digital, tecnologia e mídia]

“Parece que todos esses caras estão ansiosos para experimentar plataformas emergentes”

Dessa forma, meio descontraída, David Karp, 24 anos, criador da plataforma de publicação Tumblr, reagiu aos números que chegaram às suas mãos. Em menos de 15 dias, 20 tumblrs foram criados por importantes publicações nos EUA.

NYTimes promete lançar um em breve. As revistas Newsweek, Vice, LIFE, New Yorker, Elle e o portal Huffington Post já estão com os seus tumblrs no ar.

De que existe uma recente onda de uso do Tumblr no jornalismo lá fora não há dúvidas. Mas, sinceramente, com exceção da Newsweek (comentei aqui sobre o uso), ainda não vi nenhuma utilização muito diferenciada da ferramenta por parte dessas publicações.

Por enquanto, parece que tudo ainda está numa fase bem experimental.

Em 2008, utilizei o Tumblr pela 1ª vez durante a cobertura da primeira Campus Party Brasil. É um sistema de publicação parecido com uma mistura de WordPress e Twitter, mas com diversas particularidades que essas publicações precisam estar atentas.

Entre elas, a interação/diálogo com a audiência é um pouco diferente – se dá principalmente pela atividade de “reblogar” um post, equivalente a “retuitar” uma mensagem no Twitter.

Meu tumblr está em tiagodoria.tumblr.com, mas atualmente utilizo para fazer lifestreaming.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: