gerenciamento de impressões, laços sociais e o sol.

[vitor torres teixeira – construtor de identidades]

Todos os dias converso com uma dezenas de pessoas. Minhas conversações, ou boa parte delas, se espalham e chegam a uma outra dezenas de individuos. Talvez até centenas. Isso porque sou participante ativo de redes sociais em ambientes online, e minhas impressões, opiniões e conversas fiadas são depositadas em banco de dados e circulam pela Internet através dos laços que estabeleci nesses anos em que venho criando e gerenciando perfis em sites de redes sociais.

Hoje conheci os trabalhos de um pesquisador americano chamado Oldenburg. Li sua teoria sobre os terceiros lugares. Para o autor, há três tipos de lugares que são importantes na vida de um indivíduo. O lar, que consiste em um primeiro lugar, é onde está a familia. O trabalho é o segundo lugar. Ali são fortalecidas as relações de sociabilidade institucionalizada entre os individuos. Por fim, o autor define como terceiro lugar os parques, bares, espaços de lazer. São nestes ambientes que os indivíduos vão para construir laços sociais. Os terceiros lugares de Oldenburg são fundamentalmente espaços essenciais para a consolidação de uma sociedade, pois é através de trocas sociais que os conseguimos nos manter unidos.

O declínio de ambientes onde se formulam laços sociais, agregados a falta de tempo e a política do medo podem ser associadas ao isolamento das pessoas e à efemeridade das relações sociais atuais.

Entretanto, me coloco novamente como exemplo: O aumento da utilização de ferramentas em ambientes online e de comunicação mediada por computador representa um esforço no sentido contrário, em direção ao social, a formação de novos laços.

Talvez este contexto representa a causa da do surgimento e expansão das comunidades virtuais. As pessoas agora buscam novas formas de se conectarem umas as outras, de criar, estabelcer novas relações.

Na Internet estou seguro. Quando estou em minhas comunidades virtuais não corro riscos.

E nem sinto falta do sol.

…nem de você… =]

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: