de onde tc?

[vitor torres teixeira – bairrista]

Hoje perguntei ao oráculo o que ele sabia sobre Cuiabá. Foi isso que ele me respondeu, nessa exata ordem:

Prefeitura de Cuiabá;

Cuiabá – Wikipédia;

Guia Cuiabá;

Noticias sobre Cuiabá:

Cuiabá tem  dia mais quente do ano;

Comicio no Parqui Cuiabá reúne 4 mil apoiadores de Silval, Maggi e…;

Cuiabá e Teresina têm recorde de calor do ano neste domingo;

Diário de Cuiabá;

TopCuiabá;

Cuiabá – Guia de viagem, dicas e onde ficar | Férias Brasil;

BrasilViagem.com – Cuiabá;

Sites de Cuiabá :: Todos os Sites de Cuiabá em um único lugar;

UNIC – Universidade de Cuiabá;

Arquidiocese de Cuiabá – Inicio;

***

Ainda boquiaberto com a falta de objetividade de nosso bilionário oráculo, pedi que fosse mais preciso e me criasse uma imagem sobre a Cidade em que nasci e tenho tantas memórias. Com a agilidade só conquistada por poucos, o onipresente (desde q se tenha wifi) me deu, aproximadamente, 433.000 opções de respostas em menos de 0,29 segundos.

A primeira imagem que o tão poderoso me mostrou foi essa:

– é somente disso que você é capaz? desafiei. Você é tão 2002, oráculo.. disse com tom de desdenho.

***

Decepcionado decidi procurar uma segunda opinião. Afinal, esse mundo tá cheio de gurus mais ou menos, nénão?

Assim que cheguei ao endereço do outro mestre (no caso doutor, ou pós) fui muito bem recebido com tamanha sabedoria. Certeiro, assim disse:

– “Perspectivas generalizadas ou muito abrangentes a respeito das cidades tornam-nas invisíveis.”

– foda! pensei…o mestre continuou:

– Chamar Cuiabá de “Cidade Verde” é inserir “confortavelmente seu habitante num imaginário partilhado, ao mesmo tempo em que oculta suas articulações numa visibilidade genérica.”

Agradecido, parti com a cabeça a milhão. Quando já quase dobrava a esquina, o mestre gritou:

– “Não há cidades, há lugares…”

***

Agora já tenho uma missão, já sei o que descobrir: Como o ciberespaço começa a redesenhar os mapas das cidades? Até que ponto as conexões com a Internet em determinados locais contribuem para formulação de um novo imaginário sobre as cidades? Quem decide o que é nova Cuiabá? Como uma cidade pode fazer sentido para mim? e para meus amigos, vizinhos, desconhecidos? A internet não é mais uma rede… são várias!

Muitas outras perguntas hão de vir… e respostas também.

ps: esse post não contém links propositalmente. E não te interessa pq. =]

  1. Ótima Reflexão!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

