Tendências na área de Comunicação no Brasil

[vitor torres teixeira – pesquisador]

No segundo semestre do ano que passou, tive a oportunidade de participar de uma inédita pesquisa em território brasileiro. Junto ao MID, grupo de pesquisa do Departamento de Comunicação da UFMT (que tenho orgulho em fazer parte), financiado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e proposto pela Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), traçamos um panorama do setor de comunicação e telecomunicações brasileiro.

A intenção do projeto foi pensar, de maneira estratégica, quais serão as tendências para área de comunicação (mercado e academia)  no Brasil para os próximos anos, influenciando, assim, incentivos e investimentos públicos e privados.

O projeto, que teve seu resultado final dividido em três volumes, contou com a participação de grupos de pesquisa de todo o Brasil, além do MID, e foi, oficialmente lançado (em formato digital) no final do ano passado, em Brasilia, durante o Congresso Panamericano de Comunicação (PANAM).

Agora, nessa segunda semana de 2011, o Ipea e a Socicom realizarão em São Paulo o lançamento do projeto na plataforma impressa.

Correção:

Ontem, dia 11, foi lançado somente a versão digital do projeto. A versão impresa deve ser lançada no segundo semestre deste ano.

O grupo de pesquisa MID estará presente, representado pela Professora Dra Andrea Fernandez, coordenadora do Mídias Interativas Digitais.

Estou feliz. (:

Mais matérias sobre o assunto:

Ipea Lança em SP livro sobre comunicação e telecomunicações. – aqui!

Ministro das Comunicações Paulo Bernardo elogia o projeto em seu discurso de posse. – aqui!

Veja o conteúdo da obra:


Volume 1 – Colaborações para o debate sobre telecomunicações e

Comunicação

Indústrias criativas e de conteúdo: O dilema brasileiro para a integração do massivo ao popular

Comunicação Digital – diálogos possíveis para a inclusão social

1ª. Parte – Tendências Econômicas

A hora e a vez dos países-baleias

2ª. Parte – Tendências nas Telecomunicações

Neutralidade de redes na internet: democracia ou economia?

Efeitos da convergência sobre a aplicação de políticas públicas para fomento dos serviços de informação e comunicação

Tendências tecnológicas mundiais em telecomunicações

Capacitações científicas do Brasil em telecomunicações

Diferenças de escala no mercado de equipamentos de telecomunicações

Compras governamentais: análise de aspectos da demanda pública por equipamentos de telecomunicações

Balança comercial de equipamentos de telecomunicações

3ª. Parte – Panorama da Comunicação

Aspectos técnicos e econômicos da implantação da TV Digital Interativa como um modelo internacional de inclusão

Estado, Cinema e Indústrias Criativas e de Conteúdos

Comunicações na América Latina: progresso tecnológico, difusão e concentração de capital (1870-2008)

Comunicação institucional do poder público

Números impressionantes e diversidade marcam a mídia dos Brics

Novos desafios ao direito autoral no jornalismo

Volume 2 – Memória das associações científicas e acadêmicas de Comunicação no Brasil

A Emergência do Campo da Comunicação no Brasil

Socicom: associações científicas e acadêmicas em torno do papel estratégico da Comunicação

Antecedentes, desenvolvimento e desafios do campo acadêmico da Comunicação

Intercom: 33 anos de pluralismo, soberania e liberdade

A História da Compós – lógicas e desafios

Antecedentes, tendências e perspectivas da Pós-Graduação em Comunicação

Breve relato sobre a fundação da Socine, seus objetivos e primeiros anos

Pensando a Socine

A História da Forcine

A produção de conhecimento no campo do Jornalismo

SBPJOR: Uma conquista dos pesquisadores em Jornalismo

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo- FNPJ

As origens da Semiótica no Brasil

ABES, recriação e percurso de uma associação

Economia Política da Comunicação (EPC)

ULEPICC-Brasil: a institucionalização da EPC brasileira

Evolução e perspectivas do campo acadêmico da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas

A História da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação

Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp)

ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura

ALCAR: a história de um “pragmatismo utópico”

História da mídia no Brasil, percurso de uma década

Politicom: o marketing político entre a pesquisa acadêmica e o mercado profissional

Folkcom – Origens da entidade

Folkcomunicação: memória institucional

Volume 3 – Tendências na comunicação

Panorama da Produção de Conhecimento em Comunicação no Brasil

Tendências Ocupacionais e Profissionais

A Digitalização nas Indústrias Criativas e de Conteúdos Digitais

Panorama da Comunicação em 11 países da Comunidade Ibero-Americana

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ipea

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: